VIRADA DA CIDADANIA


A virada cultural desse ano (ocorrida nos dias 26 e 27 de abril) transformou-se em um exemplo de cidadania através da ocupação do espaço público.
Durante a madrugada de sábado para domingo pude acompanhar a diversidade do evento, que em diversas ruas do centro davam espaço para as mais variadas manifestações culturais.
Música instrumental brasileira, rock and roll, blues, música eletrônica, dança, heavy metal, baile da saudade, artistas consagrados, intervenções teatrais, rodas de capoeira, forró, reggae, entre várias atrações. As pessoas circulavam pelas ruas sem medo, sem receios, sem olhares desconfiados e sem pressa.
Longe de ser um evento perfeito, pois a enorme quantidade de lixo jogada pelas ruas poderia ter sido evitada se fosse feita uma campanha conscientizando a população e se o evento de hip-hop e black music não ficasse isolado dos demais eventos, demonstrando certa incapacidade da prefeitura em lidar com os fatos ocorridos no último evento, onde houve um confronto entre a polícia e pessoas que foram assistir ao show dos Racionais Mc’s, creio que tudo estaria próximo do perfeito.
Mas o evento em si é um exemplo a ser seguido por todas as demais cidades. Uma Virada Cultural em cada cidade durante todo o ano. Seria um alento para quem tem que agüentar eventos como o 1º de maio, onde os burocratas dos “pseudo-sindicatos”, onde os pelegos corruptos da Força Sindical e da CUT encenam aqueles “showmícios”, que deveriam ser motivo de vergonha e de exemplo daquilo que não representa a verdadeira expressão do conceito cidadania.

Comentários