OS FATOS SOCIAIS NA MÚSICA DE ARNALDO ANTUNES

Umas das maneiras para se entender a sociedade em que se vive e por meio de sua produção cultural.

Não é novidade que pela música, por exemplo, diversos conceitos e temas podem ser trabalhados co a finalidade de entender melhor os conceitos sociológicos.

Numa música, composta pelo artista Arnaldo Antunes, em parceria com Antonio Pinto, podemos comprovar tal ideia. O trabalho faz parte de um projeto do ex-titã, juntamente com outros artistas, que reúne canções para um álbum só com músicas infantis.

A primeira música, que dá nome ao álbum, tem um título sugestivo, chama-se “Pequeno cidadão”.

Ao longo de toda a letra nos deparamos com uma seqüência de ordens ao qual toda criança está acostumada, por exemplo, a primeira estrofe: “Agora pode tomar banho/Agora pode sentar pra comer/Agora pode escovar os dentes/Agora pega o livro, pode ler”.

Mesmo as atividades que proporcionam prazer são totalmente vigiadas por alguém, ou melhor, por um adulto, que de uma forma coercitiva controla tudo de maneira a estabelecer as regras e as normas.

Podemos utilizar essa letra para entender melhor o conceito de “fato social” elaborado pelo sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917).


Para Durkheim, a sociedade e suas instituições (o Estado, a família, a religião etc.) prevalecem sobre o indivíduo. As normas e regras da sociedade são passadas para os indivíduos e estes têm que aceitar, caso contrário, podem sofre as penas por desacato às ordens pré-estabelecidas.

Na última estrofe Arnaldo escreve: “É sinal de educação/Fazer sua obrigação/Para ter o seu direito de pequeno cidadão”.

O pensamento de Durkheim propõe-se a estudar a estrutura reguladora da sociedade, por isso a educação é um dos exemplos preferidos desse intelectual, pois é através dela (a educação) que os indivíduos passam a conhecer as regras da sociedade em que vive.

Na música de Arnaldo Antunes prevalece, a todo o momento, uma atitude reguladora para que a criança aprenda a ser desde cedo um “Pequeno cidadão”.



- MÚSICA: PEQUENO CIDADÃO
- AUTORES: ARNALDO ANTUNES E ANTONIO PINTO

Agora pode tomar banho
Agora pode sentar pra comer
Agora pode escovar os dentes
Agora pega o livro, pode ler

Agora tem que jogar videogame
Agora tem que assistir TV
Agora em que comer chocolate
Agora tem que gritar pra valer

Agora pode fazer a lição
Agora pode arrumar o quarto
Agora pega o que jogou no chão
Agora pode amarrar o sapato

Agora tem que jogar bola dentro de casa
Agora tem que bagunçar
Agora tem que sujar de lama
Agora tem que pular no sofá

É sinal de educação
Fazer sua obrigação
Para ter o seu direito de pequeno cidadão

Comentários

Postar um comentário