E AGORA JOSÉ????

No dia 06/07/09 o sociólogo Zander Navarro, professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul escreveu um artigo para o jornal Folha de São Paulo com o seguinte título: “A ciência da sociedade está à deriva”.
Nesse texto o professor Navarro nos questiona sobre o papel da sociologia no dias atuais e, principalmente, deixa implícita uma crítica aos sociólogos.
Afinal, será que pelo fato da sociologia ter se tornado disciplina obrigatória nas escolas da rede pública, acreditamos que as coisas estão resolvidas?
Nas palavras do professor, não apenas a ciência como “um sistema de conhecimento” está em crise, mas também “como uma instituição social e uma profissão”.

O que me parece é que há um conformismo onde, de um lado temos uma elite acadêmica que não quer largar o osso de maneira alguma, fazendo questão quer largar o osso de maneira alguma, fazendo questobre o papel da sociologia no dias atuais e, principalmente, deixa inplicio de manter um status de intelligentzia, herdada de tempos passados. Do outro lado, o grande contingente de profissionais sem profissão, a não ser ir para as salas de aula e contentar-se em fazer parte de um projeto falido de ensino, e com o tempo se habituar a situação, da mesma forma que Gregor Samsa acostumou-se no seu corpo de barata.

Sim! Pelo jeito não estamos sobrevivendo às transformações do mundo atual, justamente a ciência que deveria dar conta dessas mesmas transformações. Principalmente no Brasil, associamos a sociologia a um partidarismo de esquerda ou ao radicalismo infantil. Com isso a ciência da sociedade e os sociólogos tornaram-se descartáveis, pois vem se demonstrando “impotente para interpretar os temas sociais”.

E a pergunta que fica é o que fazer? Deixar que as coisas continuem da mesma forma ou tomar alguma atitude?

Comentários