SANDUÍCHE DA DISCÓRDIA


A cena de uma família reunida em torno de uma mesa, fazendo a refeição e discutindo coisas que aconteceram durante o dia já não existe mais. A onda da comida rápida (fast food) e o excesso de trabalho transformaram, há muito tempo, a rotina das famílias.
Mas se dissessem que esse fato agrava as relações sociais a ponto de tornar-las mais tensas e gerando pessoas cada vez mais intolerantes.

Essa é a tese da cientista política Janet Flammang, professora da Universidade de Santa Clara, na Califórnia. Suas idéias estão no livro “The taste for Civilization” (o gosto da civilização).
Segundo a professora numa refeição em família é possível “desenvolver a arte da conversação” que “é extremamente importante para aprender a discordar de forma civilizada”.

Para Janet Flammang os norte-americanos estão cada vez mais intolerantes e menos diplomáticos, isso reflete na situação política americana onde “se quer marcar pontos e derrubar oponente, e não ouvir”.

Os americanos gastam, em média, 20 minutos no jantar à mesa, mas muitas pessoas nem sentam para dividir a refeição ao lado de outras pessoas. Flammang acredita que uma refeição tranqüila e compartilhada com outras pessoas é “um incentivo para discordar sem dar aos outros uma indigestão”.
Jornal Folha de São Paulo, 20 de Agosto de 2010. Pág. A24. “’Fast food agrava crise de civilidade entre americanos’

Comentários