THE RUNAWAYS

O The Runaways surgiu em 1975 e durou até meados de 1979, com a ajuda do produtor Kim Fowley a guitarrista novata Joan Jett conheceu a baterista Sandy West, mais tarde juntaram-se ao grupo entre integrantes a jovem guitarrista de 16 anos Lita Ford e a cantora Cherrie Currie.

A história de sucesso do The Runaways foi escrita e dirigida por Floria Sigismondi e conta no elenco com dois nomes de peso como Kirsten Stewart interpretando Joan Jett e Dakota Fannig fazendo as vezes da vocalista Cherrie Currie, a duas atrizes fizeram parte da saga Crepúsculo, febre entre os jovens e que narra um melodrama vampiresco de fácil assimilação.

A questão que o filme sobre a banda feminina foge a todos os clichês que se possa imaginar, a começar pela atuação das duas atrizes mencionadas, provando que um bom texto e uma boa direção conseguem faz milagres. Mas o ponto alto do filme é o de mostrar vários elementos simbólicos do universo juvenil, estão lá o rock n’ roll como trilha sonora de todo o filme e motivo central que levaram as garotas a montarem uma banda; as questões feministas, uma vez que uma banda só de garotas em plena década de 70 não era tão comum; as descobertas sexuais e a questão do lesbianismo; e, por fim, o conflito resultante do uso excessivo de drogas, onde a figura sensual da vocalista Cherrie Currie rouba a cena.

De maneira direta e dinâmica, tal como a história da banda, a diretora acerta o tom mostrando todos esses elementos sem cair no discurso moralista.

O destaque está, sem dúvida, na trilha sonora que acompanha todo o filme (destaque para a música Cherrie bomb) e pelos elementos mostrados que compõe todo o universo juvenil facilmente perceptível nos dias atuais. Merece destaque a cena em que a atriz Kirsten Stewart, na pele de Joan Jett, chega a uma loja de discos e acessórios e despeja um saco de moedas no balcão para comprar sua jaqueta preta de couro, acessório que irá moldar o comportamento da jovem a partir disso.

Sem dúvida nossos ouvidos agradecem.

Nome original: The Runaways
País: EUA/2010
Direção: Floria Sigismondi
Com: Kristen Stewart, Dakota Fanning e Alia Shawkat
Duração: 105 minutos
Classificação: Não recomendado para menores de 16 anos

Comentários