UMA IMAGEM, MIL PALAVRAS (OLHAR SOCIOLÓGICO)

              Observar a realidade à nossa volta é um exercício sociológico básico. Gestos simples podem esconder toda uma complexidade de sentidos que, na correria do cotidiano, deixamos passar desapercebido. 
              O mesmo pode ser feito com a observação de fotos (aliás, a revelação de fotos, na era digital é algo cada vez mais raro). Você já parou para revirar as fotos no seu baú de fotografias, e analisar cada uma delas se perguntar: "Quais pensamentos estavam passando na cabeça das pessoas naquele momento?", "O que estava acontecendo nessa época?", "O que mudou?" etc.
              Segue abaixo algumas fotos para que vocês façam essa reflexão:


Foto do francês Corentin Fohlen de um protesto em Bangcoc, Tailândia (2010)

Foto do francês Olivier Laban-Mattei. Homem jogando o corpo de uma criança, em um depósito do hospital geral de Porto Príncipe, capital do Haiti, após o terremoto que devastou a cidade (2010).

Foto do espanhol Samuel Aranda, imagem tirada do dia 15 de Outubro de 2011, numa mesquita, durante os protestos do Iêmen. Na imagem uma mulher consola um ferido durante a revolta.

Foto do chinês Chen Qinggang, tropa recua para resgatar sobrevivente, em Beichuan County, China (2008).

Mulher tenta resistir à desocupação de terra, Manaus (2008), foto de Luiz Vasconcelos.

Foto de Bren Stirton, evacuação da morte de Gorilas das Montanhas, Parque Nacional de Virunga, no Congo (2008)

Foto do autraliano Tim Clayton, da Escola de Balé Australiana de Melbourne (2003).

                 Caso queira conferir mais fotos, acesse o site do Word Press Photo, que todo ano premia as melhores fotos do ano, em diversas categorias: http://www.worldpressphoto.org/

Alexandre Ramos



Comentários