NÓS VAMOS INVADIR SUA PRAIA

        
Essa fotografia revela a tensão em meio às reivindicações pelos direitos civis nos EUA, durante a década de 60. A luta pela integração nos recintos públicos chegou até as praias, no caso, essa foto revela um fato ocorrido em 1964, em St. Augustine, no Estado da Flórida.  

No dia 25 de junho, homens brancos atacaram negros, na praia de Butler Beach, desafiando a polícia, que tentava manter os grupos separados. 

O confronto chamou a atenção dos líderes nacionais dos direitos civis, tais como Martin Luther King, Jr. e de importantes defensores da supremacia branca. Luther King e o governador Farris Bryant estavam entre os líderes que discursaram em Jacksonville, em uma manifestação de apoio aos Direitos Civis. Do outro lado, segregacionistas tais como o reverendo Connie Lynch, Richard "Hoss" Mannussey, e o membro da Ku Klux Klan, J.B. Stoner, organizaram comícios e passeatas segregacionistas, inclusive uma marcha da Ku Klux Klan no Quatro de Julho. 

Depois de várias prisões, a polícia apreendeu diversas armas, que seriam utilizadas no confronto contra os negros. A imagem acima revela a tensão que motivou tais eventos, no dia em questão, os negros, em protestos ao segregacionismo, decidem entrar na parte da praia, que até então era destinado apenas aos banhistas brancos. Nesse dia a polícia prendeu integrantes dos dois lados.

A imagem foi registrada na década de 60, o que sugere que o fim do segregacionismo nos EUA é muito recente. Fica a pergunta: E as marcas que esses eventos deixaram, será que continuam até hoje?

A imagem e os dados para o texto foram extraído no site da Biblioteca Digital Mundial: http://www.wdl.org/pt/item/4018/

ALGUMAS IMAGENS DA SEGREGAÇÃO 
RACIAL NOS E.U.A.

Banheiros exclusivos para brancos

Bebedouros separados e (in)devidamente identificados

"Cidadãos de bem" manifestando-se contra a mistura nas escola


Comentários