SEM ESPERANÇAS (?)


   
Hoje fui à Each-USP Leste acompanhar a uma defesa de tese de mestrado. O tema da dissertação era: "Por dentro da quebrada: a heterogeneidade social de Ermelino Matarazzo e da periferia".

Aluna: Adriana Santiago Rosa Dantas
Orientadora: Profª Drª Graziela Serroni Perosa
Banca: Profº Drº Paulo Roberto Ribeiro Fontes
             Profª Drª Marília Pontes Spositto  

Disponível em: <http://migre.me/qLtul>


Bem, só estou passando esses dados pois, a experiência vivenciada foi magnífica. Principalmente, pela parte da professora Spositto que, ao final, disse o seguinte (vou tentar reproduzir):

         "Quando a população cansar de insistir por uma escola pública de qualidade, é porque estamos no ápice de uma crise. E não há sindicato de professores ou intelectuais que resolverão essa questão".

A frase surgiu no seguinte contexto: a pesquisadora Adriana Santiago verificou, em sua dissertação de mestrado, do surgimento do bairro de Ermelino Matarazzo até o momento atual, houve um crescimento espantoso de escola da rede privada, enquanto as escolas públicas haviam diminuído consideravelmente. Só para ter uma ideia, é um volume de quatro escolas públicas para cerca de vinte escolas particulares. Coisa que, até a década de 80 era o inverso.

Não se acredita na escola pública. Não por mito ou fantasia, mas por uma realidade nefasta e desaminadora. 

Enfim, não podia deixar de registrar esse momento.

            

Comentários

  1. Fiquei surpresa e feliz em ler este post sobre minha pesquisa. Para quem quiser conhecê-la, basta baixá-la no link http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-29082013-230632/pt-br.php

    ResponderExcluir

Postar um comentário