O SEGREDO DE SALOMÃO

Imagem retirada do site Blog do Bispo Edir Macedo
Ao longo da semana alguns alunos perguntaram-me a respeito do tão falado Templo de Salomão, construído pela Igreja Universal do Reino de Deus e que virou notícia nas últimas semanas.

Antes, esclareço. Não sou religioso, porém, tenho grande admiração e até uma certa ponta de inveja dos meus amigo que possuem uma crença religiosa.

A resposta que procurei transmitir aos meus alunos foi que, analises sobre a construção do Templo de Salomão deve superar as visões dicotômicas maniqueístas, que colocam o fato como bom ou ruim.

Aos que se colocam contra, acredito que a construção de tal Templo é tão válida quanto a construção das igrejas católicas, mesquitas, pirâmides, templos budistas etc.                                   
Mesquita em São Paulo
Imagem do blog Andradetalis. Link: http://tinyurl.com/p5ca2tn

Catedral da Sé
Imagem do site da SP Turismo. Link: http://tinyurl.com/oc4xpgp
Se levarmos em conta a questão do tempo, em algum momento esses mesmos templos foram construídos, por homens e com dinheiro, seja público ou privado. Ou seja, se desmerecermos o Templo de Salomão, teríamos também de colocar em xeque o Cristo Redentor, a Catedral da Sé, entre outras construções históricas ligadas à fé.


Acontece que, em algum momento tiveram que ser construídos e, com certeza, sofreram a mesma rejeição ou aprovação que a obra da Igreja Universal.


Outro ponto que dever ser levado me consideração é: De qual Igreja Universal estamos falando?
Imagem do site Rede Jovem
Nesse sentido, a denominada igreja neopentecostal instala um divisor de águas, abrindo um nova capítulo em sua história. A igreja do bispo Edir Macedo assume uma maioridade com a construção de um local que tira tanto ele, como seus fiéis, da marginalidade religiosa. Além disso, revela uma transformação tanto de público como no discurso de seus pastores.

A Igreja Universal do Reino de Deus vem apresentando um discurso mais leve, menos focado em atacar as religiões afrodescendentes, reforçando mais sua teologia da prosperidade e atraindo um público que distancia dos pobres. Agora, entre os fiéis da Universal encontram-se universitários, empresários e profissionais liberais, juntam-se aos que já a frequentavam.

Para não estender muito, não é possível analisar tal fenômeno sobre o mesmo viés preconceituoso que os membros da Universal fazem com a Umbanda ou o Candomblé, pois, agindo assim, nos aproximamos do que há de mais negativo na Igreja Universal do Reino de Deus.

Por outro lado, a preocupação quanto a separação entre religião e Estado deve ser uma constante. A condenação ao discurso de intolerância e preconceito da Universal, quanto às demais religiões, deve ser aplicada sempre que necessário.


Polêmica cena onde pastor da Universal chuta a imagem de Nossa Senhora de Aparecida, no dia 12 de Outubro de 1995



Fiéis da Universal atacam centro espírita

Mas, não devemos desmerecer ou deixar de reconhecer que os seus fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus tem tanto direito à um Templo, quanto católicos.


Dicas:

Livro
A IGREJA UNIVERSAL SEUS DEMÔNIOS, de Ronaldo de Almeida.
Trabalho sério do antropólogo Ronaldo de Almeida, onde ele analisa a utilização que a Universal faz, de elementos da cultura afro em seus cultos.

Documentário
SANTO FORTE, de Eduardo Coutinho
Em meio a visita do papa Joao Paulo II no Brasil, Eduardo Coutinho visita uma favela do Rio de Janeiro onde a religiosidade das pessoas se misturam entre varias crenças

BESOURO
Besouro (Ailton Carmo) foi o maior capoeirista de todos os tempos. Um menino que -- ao se identificar com o inseto que ao voar desafia as leis da física -- desafia ele mesmo as leis do preconceito e da opressão. Passado no Recôncavo dos anos 20, Besouro é um filme de aventura, paixão, misticismo e coragem. 

Comentários