LIÇÕES DA GREVE

  Certa vez, numa atribuição de aulas - na própria escola onde hoje sou professor efetivo – um colega recém-formado em Ciências Sociais olhou e disse: “Olha só para esse pátio, cara, os professores formam uma classe deprimente”. Relutei um pouco em aceitar a generalização, afinal, éramos parte daquela “classe deprimente”. Enfim, essa imagem não saiu nunca da minha mente.



  Já se passaram três semanas, ainda continuo de greve e vou elencar aqui algumas lições que aprendi com essa greve:

1)    Faço parte de uma classe invisível. Durante quase toda a greve fomos rejeitados pelo governador (esse que tem problema em enxergar as coisas) e pela mídia. Fiquei numa situação difícil ao perceber que, na primeira semana de greve dos professores, ninguém estava comentando nada. A situação ficou complicada até em casa, pois sempre que chegava de uma assembleia perguntava para minha esposa se alguma coisa tinha sido comentada pelos jornais. Para minha surpresa, nada.
Antes disso, eu achava que o conceito de invisibilidade social estava ligado a grupos considerados de menor importância: moradores em situação de rua; menores abandonados; o pessoal da limpeza; garis; distribuidores de panfletos etc. Descobri que professores são invisíveis socialmente, assim como a própria área da Educação é invisível aos olhos da sociedade.

2)    Garis têm mais consciência de classe que professores. Pouco ouvi falar da greve e, acredito que muitos dos meus colegas também não ouviram nada. Isso porque os professores não possuem a chamada “consciência de classe”. É quase um lumpemproletariado da educação, unido mais pelas suas diferenças, incapazes de se reconhecerem por iguais. Não era difícil escutar alguns colegas perguntando: “E a greve?”. Nesse momento eu me questionava, será que estava falando da greve dos garis ou dos caminhoneiros?

3)    A Educação não move e nem comove a sociedade. Sempre digo que esse discurso sobre a Educação é vazio, ninguém liga a mínima para a escola e o que acontece nela. É um problema cultural. O discurso econômico é o que comove de fato. É uma pena, pois se não valorizamos as Educação, nossos antigos problemas, sempre estarão presentes, como coisas naturais, sem solução.

4)    Fazer é greve é algo difícil, doloroso. Não envolve só as questões ligadas ao trabalho, imediatas. Envolve questões existenciais, da própria condição do sujeito no todo. No caso de professores, ter quer sair às ruas para exigir respeito e melhores condições, já atesta uma crise plena, algo que não deveria acontecer.

5) Meu colega estava certo. Está na hora de mudar.

Comentários

  1. De fato colega, creio poder compartilhar com você im pouco dessa forma de ver. Eu mesmo me vejo assim quando procuro me comparar com os garis, motoristas, cobradores e outras categorias de trabalhadores quando colocados todos eles no plano social, de simplesmente executores de tarefas isonomicamente (iguais) importantes, aliás, por que seriam diferentes em graus de importância?

    ResponderExcluir
  2. De fato colega, creio poder compartilhar com você im pouco dessa forma de ver. Eu mesmo me vejo assim quando procuro me comparar com os garis, motoristas, cobradores e outras categorias de trabalhadores quando colocados todos eles no plano social, de simplesmente executores de tarefas isonomicamente (iguais) importantes, aliás, por que seriam diferentes em graus de importância?

    ResponderExcluir

Postar um comentário