SÃO PAULO E A ESCOLA EXISTENCIALISTA


Somos seres no mundo, conforme coloca a filosofia existencialista de Jean Paul Sartre. Diria ainda o filósofo francês que, não importa o que se faz do homem mas, o que homem faz do que fizeram dele.

Nesse sentido, a Secretaria da Educação do Estado do São Paulo (SEE-SP), tem muito a nos ensinar sobre o existencialismo

Sou professor da rede estadual de ensino, com licenciatura, bacharelado, duas especializações e um mestrado. Com projetos e pesquisas desenvolvidas envolvendo as áreas da educação e das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC). E, hoje, percebo um deserto existencial que beira a surrealidade.



Para os que não tem conhecimento do assunto, a SEE-SP na pessoa do atual Secretário da Educação informou que estaria enxugando os custos referentes à contratos para compras de material de limpeza e para manutenção das escolas.


Todos as verbas de projetos foram cortadas e os poucos projetos que existiam, foram cancelados.

A contratação de professores de Língua Portuguesa e Matemática, cancelada. Ou seja, não há mais reforço para alunos com dificuldades.

Essa semana, foi informado que as máquinas copiadoras seriam retiradas e não poderiam ser mais utilizadas. Alguns professores estão até fazendo menção à volta do mimeográfico.

Ah!!! E, para finalizar, sem aumento de salário e até mesmo às correções salariais previstas em lei.


Então, vamos à lista:

- Sem merenda;
- Sem verba para produtos de limpeza e manutenção predial;
- Sem verba para projetos e passeios culturais;
- Sem professores para reforço de Matemática e Língua Portuguesa;
- Sem máquina copiadora e a possibilidade de pedir aos alunos R$ 0,01 centavo para cópias;
- Sem aumento de salário e sem reajustes previstos.


Como educar num cenário como esse? Como aprender? Como estimular os alunos professores? Como fazer com que nossos alunos concorram às vagas na melhores universidades? Como desenvolver métodos de ensino, em plena era tecnológica, se ao menos máquina copiadora?

Pelo visto, o governador Geraldo Alckmin e a Secretaria da Educação passam a seguinte mensagem:

"Vocês são seres no mundo, a partir disso, construam sua existência"

Melhor lição de existencialismo, impossível.

Alunos, professores, pais e funcionários das escolas de São Paulo, estão a sós, num deserto existencial, apenas com giz e lousa.


Comentários