ESCOLAS E REDES SOCIAIS: DIÁLOGOS POSSÍVEIS, SABERES E INVERSÕES

Está disponível no banco de teses e dissertações da USP, a dissertação de mestrado Escola e redes sociais: diálogos possíveis, saberes e inversões.

De minha autoria, a presente pesquisa do programa de Estudos Culturais, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH-USP), procurou analisar as possibilidades da redes sociais da internet, a partir do uso do sites de redes sociais Facebook e WhatsApp, feito por aluno se professores de quatro escolas diferentes.

Verificar se haveria, na utilização dessas redes, um espaço para a dialogia, no sentido paulofreiriano e, se, com isso, era possível determinar uma hierarquia do saber, onde alunos possuiriam um saber maior que os professores, a partir dos usos dessas redes, foram as hipóteses levantadas e verificadas ao longo do trabalho.

Porém, utilizando uma metodologia de observação participante no espaço on-line, foi possível perceber que o trabalho de professores e alunos dependem e muito do que é realizado no espaço off-line. Em outras palavras, os estudos apresentados não puderam verificar a presença de uma educação dialógica, uma vez que a utilização desses recursos ainda é restrita a pequenos grupos e, assim como, não foi possível perceber uma inversão da hierarquia do saber nas relações pautadas nas redes sociais pela internet.

O trabalho completo pode ser acessado no link abaixo:



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