"Deus tem agora um sério concorrente" (Epitáfio para um sociólogo, José Paulo Paes)

PÁGINAS

quinta-feira, 16 de junho de 2016

CLUBE DA LUTA ESCOLAR


Em primeiro lugar esse texto nada tem a ver com o filme de mesmo nome intitulado Clube da luta (Fight Club), do diretor David Fincher, lançado em 1999 e que conta com as atuações de Brad Pitt, Edward Norton e Helena Bonham Carter. Caso tenha interesse no filme, recomendo que a assista, pois é excelente (veja o trailer aqui).

Trabalho numa mesma escola desde 2009, lugar ao qual tenho todo um afeto e uma ligação para além do minha profissão como professor. Da mesma forma que as demais escolas do estado de São Paulo, a escola onde exerço minha profissão docente encontra-se sucateada, resultado de um longo processo de descaso ao qual o ensino público foi submetido.

A questão é que vejo a escola hoje como um lugar com pessoas, nada mais que isso, apenas a estrutura, sem infra-estrutura alguma, ocupada por alunos, professores, funcionários e os responsáveis do alunos. Acontece que, em situações de crise os verdadeiros inimigos nunca são reconhecidos, assim, o outro que está ao meu lado torna-se o culpado por situações que nem ele ou eu geramos, mas, pela incapacidade de perceber o todo, apontamos como culpado aquele que está próximo.

Sendo assim, não bastasse a crise educacional, temos ainda uma outra crise, a da comunicação.

Numa escola, poucos são os diálogos e muitos são os gritos, acusações, a falta de respeito e a discordância, mesmo quando um problema atinge a todos. É difícil a percepção de que, os indivíduos que frequentam a escola, seja para trabalhar ou estudar, são vítimas de um mesmo processo.

A falta de comunicação é problemática pois, esquece-se do principal objetivo de uma ambiente escolar, as relações que possibilitem o ensino e a aprendizagem. Dessa forma, todo momento é momento é o propício a isso, desde que os corações e mentes estejam preparados.

ELEMENTOS DA BOA COMUNICAÇÃO 

Mas, como estabelecer uma boa comunicação, seja no ambiente escolar ou no trabalho?

E aí que entra o tal olhar sociológico (veja o vídeo), onde algumas premissas são importantes para se desenvolver uma boa comunicação. Enumerei três das quais considero como principais:

a) OBSERVAR - Sim! Antes de qualquer coisa é preciso muita, mas muitas observação. Mas, uma observação silenciosa e distante de preconceitos e pré julgamento, algo muito comum, principalmente entre professores que não perdem a mania de achar que sabem tudo, que já viram tudo e que, uma situação serve de exemplo para todas as outras. Não, mil vezes não!!! A observação necessita de silêncio (link), que permita ao observador ir além daquilo que ele está enxergando.

b) ESCUTA - Se você quer entender, tem que saber escutar, mas, uma escuta que te leve a uma reflexão verdadeira. Escutar significa você estar apto a subverter seus valores sedimentados e nesse ato aprender algo. A escuta permite analisar o outro lado e quem sabe perceber que algumas situações são mais fáceis de ser resolver do que se possas imaginar. Outro ponto importante da escuta é que numa sociedade de carência total, todos falam, mas ninguém escuta de fato. Sendo assim, muitas vezes um desabafo de uma pessoa pode ser o elemento simples da resolução de um problema. Escute mais!

c) DIÁLOGO - Dialogar não significa falar, mas conseguir fazer a mediação entre as diversas vozes dissonantes e possibilitar que elas encontrem pontos em comum para se resolver uma questão. O bom diálogo é onde todos falam, sem gritar e se se agredir verbalmente, tendo como meta, o acordo. Está de acordo não significa aceitação pura e simples, mas, saber que numa pluralidade, todos devem ter seu espaço respeitado.

Enfim. decidi escrever esse texto pois, ao sair do meu local de trabalho presenciei uma cena de xingamentos e queixas. Achei a cena de uma agressividade tremenda, porém, uma agressividade que todos se acostumaram e até intitulam como normal.

A escola que se comunica é aquela que está apta a enfrentar politicamente as adversidades maiores, que atinge a todos na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...