POLÍTICA, PODER E ESTÔMAGO

Cartaz do filme Estômago

Para o sociólogo alemão Max Weber, o centro da atividade política é o poder. O poder entendido como a capacidade que uma pessoa ou um grupo tem de exercer sua vontade sobre outro pessoa ou grupo.


Porém, a dominação e o exercício do poder não pode ser exercida pela violência, pois não teria legitimidade. Muitas vezes, as pessoas e/ou grupos que se submetem a um poder precisam legitimar o sujeito ou o grupo que o exerce. 

Max Weber separou os tipos de dominação em três grupos: o tradicional, que como o nome já diz é dado pela tradição, onde geralmente os mais velhos de um grupo exercem por serem mais experientes por ser um elemento cultural do grupo. Exemplo disso é o poder que  os pais têm numa determinada família ou o poder de um rei que dado pela tradição. 

Depois, vem a dominação racional-legal, onde o poder exercido tem legitimidade através da lei que permite, como no caso do poder de um presidente ou funcionários públicos dentro deu uma repartição.


E, por último, o tipo de dominação carismática, onde os atributos pessoais de um sujeito será determinante para que ele possa exercer o seus poder. Assim, artista, figuras religiosas e até políticos que, além de contar com a legitimidade racional-lega, possuem um carisma que consegue atingir as massas.

Um grande exercício, para entender o jogo do poder, é analisando-o a partir das nossas experiências e relações cotidianas. Afinal, qual o poder vocês exerce e sobre quem? Por que? Como isso se estabelece? A quais tipos de dominação você é submetido em seu cotidiano.

Esse exercício pode ajudá-lo a perceber que, toda relação social é construída por relações de poder.

Como dica, o filme Estômago (2008), do diretor Marcos Jorge e que conta a história de Raimundo Nonato (João Miguel), que vai para cidade grande tentar a vida como faxineiro, mas logo descobre seus dotes culinários que passa a encantar as pessoas. Porém, não demora muito e Raimundo Nonato é preso por um crime passional. Na cadeia, passa a gozar de certos privilégios graças suas habilidades como cozinheiro. Não demora muito e Raimundo Nonato passa a usar suas habilidades para exercer o poder sobre detentos e funcionários do presídio.

Estômago é um ótimo filme e serve para mostrar como as micro relações sociais são organizadas por meio dos jogos de poder, onde muitas vezes o carisma, a persuasão e sedução são armas poderosas.

            
Estômago


Comentários