A ESCOLA INÚTIL



Essa semana uma notícia me deixou muito triste, para não dizer abalado. A morte de mais uma aluno, ao qual eu tive o privilégio de conviver por durante três anos.

O enredo sempre o mesmo, um assalto, um tiro, a bala, uma vítima. Morte.

Não sei dizer quantos alunos, ao longo da minha carreira se envolveram nessa tragédia cotidiana, seja do lado da vítima, seja do lado dos culpados, no caso, aqueles que se envolvem com a criminalidade. Destes últimos, o destino também não reserva grandes novidades, a prisão ou a morte.

Trabalho numa escola que acolhe esses alunos. Aliás, o que todos esses atores têm em comum é a escola. Todos passam por ela em algum momento da vida. Médicos, atendentes de telemarketing, vendedores, dentistas, comerciantes, estudantes universitários, assaltantes, vítimas.

E o que a escola faz? Nada.

É complicado perceber que a crise no sistema educacional transformou escola, como a que trabalho, em repartições públicas. Não mais que isso.

Papéis, notas, relatórios, queixas, livros de ponto, assinaturas, horários, punições, cafézinho e só. 

Educação? Não se discute muito, fica em segundo plano.

Bullying, depressão, problemas familiares, violência no bairro, situação política, a formação do cidadão, ética, cidadania, o ser, os sujeitos, o coletivo, a comunidade. Raramente entra na rotina e quando entra, sempre de forma tímida, pra não dizer quase inócua, sem repercussão.

Não culpo aqui os sujeitos envolvidos nisso (professores, funcionários e gestores), mas, há uma ordem nisso tudo. Políticos ordenam, burocratas supervisionam e vigiam, submissos obedecem.

A pergunta que fica é: para que serve uma escola que não consegue alterar o curso de vida de milhões de vida?

A lembrança que tenho desse aluno, mesmo quando não dava aula para ele era de, toda vez me ver e me cumprimentar: "E aí Alex, beleza!?". Esse gesto simples mostrava um respeito grande pela figura do professor, além de uma afinidade. Não esqueço desse gesto. Não esqueço de brincar com ele no primeiro ano, quando namorava uma outra aluna. No último ano, quando participou de um projeto das aulas de Sociologia. Estava bonito de roupa social.

Uma escola que não consegue impedir que jovens entrem na criminalidade para matar outros jovens, que não consegue fazer refletir valores éticos e sociais, que não consegue mostrar alternativas e ativar no ser humano sua humanidade, é uma escola inútil, não serve para nada.


Comentários

  1. É isto Alexandre enquanto a Escola não fizer uma Reflexão sobre suas práticas, seremos somente uma mera entidade social de classificação! Teremos os "aptos", "os inteligentes", "os bons alunos", etc. Então, as Escolas deverão rever qual é o seu papel social para o século 21 e além. Temos que sair do passado e ingressar no futuro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário