CURRÍCULO DO FRACASSO

VOCÊ JÁ ESCREVEU SEU CURRÍCULO DE FRACASSOS?


Ao fazer nosso currículo sempre destacamos todos os aspectos positivos de nossa experiência profissional, acadêmica e pessoal. Colocamos nele tudo o que é considerado importante, que nos dará destaque frente aos demais e nos transformará em pessoas únicas, com grandes feitos, conhecimentos importantes para a sociedade e, enfim, que irá nos valorizar. 

Nosso currículo, mesmo nos círculos de conversa entre amigos, colegas de trabalho e de faculdade é sempre uma coisa de dar inveja. Quem frequenta os grupos de pós-graduação de uma grande universidade, por exemplo, até se assusta. Não há um fracassado sequer, nada que desabone ou que mostre o insucesso.

Mas, de que vale isso para a vida em sua totalidade? A resposta é, quase nada.

Na soma de nossas vidas o que conta mais são nossos fracassos, as perdas, os caminhos errados, os empreendimentos que não deram certo. Em resumo, tudo aquilo que não vai no nosso currículo.

A soma de diplomas, cursos, grandes feitos e conquistas escondem aquilo que de fato interessa, os nossos fracassos, que irão resultar em grandes experiências.

Não, não caro leitor, não estou fazendo uma apologia à derrota. Longe disso. Apenas estou dizendo que aprendemos muito mais com os nossos fracassos, as perdas, as nossas dores, do que com os caminhos triviais que todos seguem.

Muitas vezes, lamentamos uma separação, por exemplo, um drama para qualquer casamento. Mas, é nessa trajetória da separação que aprendemos a dar valor, a mudar nossa postura, a trilhar novos caminhos, a nos desprender do lugar comum ao qual estamos.

E no trabalho? Já imaginou por quantos empregos você já passou e que não deram certo? Ao final, não juntou dinheiro, não fez o pé de meia, muito menos subiu de cargo. Mas trouxe histórias, experiências únicas que você irá carregar e que tornarão mais humano.

O filósofo alemão Nietzsche já dizia que, aquilo que não mata os fortalece. E é justamente esse currículo oculto do fracasso que possibilita essa força. É ele que nos coloca diante da realidade. Escondê-lo é um erro que muitos comentem. Primeiro por uma questão de ego, de imposição social. Segundo, porque fugimos da realidade, imaginamos e fantasiamos sempre um sucesso que de fato não existe e nunca existiu.

Diante disso, travamos um duelo estúpido para ver quem tem mais diplomas que de nada servirão; quem fez viagens lindas visualmente, mas que não trouxe experiência alguma; quem é mais feliz aparentemente, sem conseguir demonstrar a dificuldade que é manter uma aparência de sucesso; enfim, a lista é enorme.

Expor o currículo do fracasso pode nos mostrar que, aquilo que não deu certo, no fim, é o que acabou dando mais certo.

***Dedico esse conceito ao meu querido e estimado amigo e grande intelectual Wilson Luques, dono dessa expressão. Quando ele falou sobre isso, confesso que achei demais e comecei a valorizar minhas experiências, independentes de serem boas ou ruins. 

Comentários