TO MY FRIENDS

O QUE APRENDI ASSISTINDO FRIENDS


Cada vez  mais venho tendo a certeza que, o direcionamento ao simples é fundamental para uma vida melhor, e quando falo no simples quero deixar bem claro que há uma amplitude do tema que não vou me deter em explicar nesse texto.

Certo dia, eu, numa situação extremamente complicada recebi uma indicação de uma amiga que foi a seguinte: "Assista Friends que você vai amar, dará muita risada". Confesso que tinha preconceito com essa série em específico, mas decidi aceitar a sugestão.

O vício foi logo no primeiro episódio e, durante alguns meses virou mais que passatempo, mas uma válvula de escape que me ajudou com a depressão e a ansiedade. De repente, quando eu me via em recaídas ou momentos de tristeza, simplesmente deixava as preocupações de lado e me alienava em assistir a essa série de um humor simples, pastelão, mas muito cativante.

Meus amigos foram ensinando coisas ao longo das dez temporadas e, não obstante, alguns momentos trágicos da minha vida passavam na série. E eu, finalmente conseguia dar risada.

Aprendi com a Rachel Green que é possível amadurecer, ser alguém melhor e menos superficial. Com a ingenuidade de Joey Tribbiani, aprendi que devemos ser fiéis àqueles que estão ao nosso lado e que muitas vezes uma dose de ingenuidade é boa, pois nos faz humanos de fato. Já com a Phoebe Buffay, percebi que tem horas que meter o louco é a melhor forma e que não dá para encarar a vida sem um pouco de insanidade. Com Chandler Bing percebi que por pior que as coisas estejam, fazer piada da situação é sempre o melhor remédio. Com a Monica Geller, vi que o perfeccionismo, o desejo de ter uma vida organizada é fundamental para mantermos um cuidado não apenas com nós, mas com os que estão à nossa volta. E com Ross Geller vi que nem sempre as coisas saem como queremos e mesmo quando o amor da nossa vida se vai, seguir em frente é fundamental. 

Mas, o que mais aprendi em Friends foi que nada supera o valor das amizades. Ter amigos é a melhor coisa que uma pessoa pode cultivar em sua vida. Eles estarão sempre com a gente e, nas horas mais difíceis, o que sobra são as amizades.


Obrigado meus amigos por me ajudarem. E, como sempre dizia, ao longo das temporadas, "obrigado por salvarem minha vida".

Obrigado minha amiga Virginia, que me indicou a série e que está sempre comigo.


Obrigado a todos meus amigos!

Comentários