A FILOSOFIA: DA ÁGORA AO BOTECO

A FILOSOFIA NASCEU NA ÁGORA GREGA, NO SUBÚRBIO DA GRÉCIA. ESSA É A PROPOSTA DO BOTECO DO FUCÔ, DEVOLVE-LA À PRAÇA PÚBLICA, AOS DEBATES COTIDIANOS, AO SUBÚRBIO REJEITADO PELA ACADÊMIA

Michel Foucault, filósofo francês

Levar o debate filosófico para a mesa do boteco, esse foi o desafio que o novo canal do YouTube, intitulado o Boteco do Fucô, se propôs.

A proposta do Boteco do Fucô se concentra em, primeiro, desmistificar toda a distância que se criou entre o conhecimento filosófico e as pessoas. Afastamento esse que a própria acadêmia, em certa medida, criou e que faz a Filosofia parecer algo extremamente distante do cotidiano vivenciado pelos indivíduos em seu dia a dia. Nesse sentido, buscamos brincar com toda os jargões, vícios e até mesmo o academicismo que se leva tão a sério que não permite uma aproximação. 



Doses filosóficas, com os principais conceitos da Filosofia

Por isso o nome, Boteco do Fucô, para homenagear o filósofo francês Michel Foucault (1926-1984), tão falado nos círculos filosóficos e tão pouco compreendido.

A segunda proposta do nosso boteco é a de levar as discussões do dia a dia sobre política, religião, costumes, cultura e a sociedade em geral para a mesa do bar. Afinal, o boteco é o espaço dos debates e das discussões. Porém, a cada conversar, sempre um convidado especial, levando um pouco mais de conteúdo aos debates.

A cada entrevista, um tema diferente, com convidados especiais

E não para por aí, o Boteco do Fucô ainda contará com botecos filosóficos, dicas de leitura, apresentações de novos talentos da música e textos de autoria dos nossos mestres botequeiros.

Então, é isso, estão todos convidados para sentar, tomar uma cerveja gelada e bater um bom papo filosófico no nosso boteco!


Comentários