O BOLSONARISMO É UMA RELIGIÃO POLITEÍSTA

O QUE VIMOS NAS MANIFESTAÇÕES EM DEFESA DO GOVERNO FOI UM VERDADEIRO CULTO A UMA SÉRIE DE DIVINDADES, DISTANTE DE SEREM DE FATO UM ATO POLÍTICO EM SUA ESSÊNCIA


As manifestações, ocorridas no último dia 26/05, em defesa do governo Bolsonaro foram maiores que se esperava, mesmo sem a mesma expressividade das manifestação contrária ao seu governo e suas medidas (afetando setores da educação e da previdência social). De qualquer forma, possibilita ao governo perdido, tempo para respirar e pensar em como sair das armadilhas que ele mesmo criou nesses poucos meses.

O que ocorreu no último domingo em todo Brasil foi um fenômeno sociológico curioso. Longe de ser uma manifestação puramente política, o público presente em várias cidades do país, e presente em todos estados, promoveu um culto gigantesco, onde Deus era um acessório para os demais deuses presentes. Afinal, a vingança de Montezuma é que somos um país do sincretismo, sendo assim, não cabe apenas um Deus.
Travestidos com camisetas das Seleção Brasileira, muitos carregavam consigo bandeiras do EUA, alguns até de Israel ou pelo menos algum adereço, lembrando o país norte-americano. Nas entrevistas, as mesmas falas de que era importante nos tornamos aliados dos americanos, usar o modelo deles e que são o grande exemplo de civilização. Deus estava ali, na representação de tudo aquilo que os EUA tem como maior, perfeito e absoluto. Diante disso, a rendição completa e o apoio subalterno irrestrito.

A massa também estava convicta sobre temas como, a reforma da previdência e os cortes na educação, formas de ajudar o mercado a se reestruturar, salvando a economia e, com isso, ajudar os empresários a nos ajudar. O mercado é um Deus poderoso, onde o inimigo é o Estado, que atrapalha seu pleno desenvolvimento.

Aliás, toda religião tem seus demônios e eles foram evocados com o nome de comunismo. Mas, o demônio vem disfarçado com o discurso social de proteção à saúde, educação, ao meio ambiente, em defesa das minorias, travestido de discurso feminista e anti-racista. Então, tem que ser combatido como um mal que ronda as "pessoas de bem" em suas boas intensões.

Em um caminhão de som, uma faixa enorme de um Brasil conservador. Do alto do caminhão, o dono de uma casa de prostituição faz um discurso em nome do governo, da moral e contra a corrupção. Atentos os fiéis escutam. Deus está nos valores da família e na ordem moral.

E numa nação que tem Deus no coração, não precisamos de homens no comando, então, fecha o congresso conforme o pedido de muitos presentes em várias manifestações.

Se Jair Bolsonaro acreditou que, as manifestações orquestradas pelos empresários (os donos da Riachuelo e da Havan estão entre os financiadores) e a elite neopetencostal foram manifestações em defesa de sua pessoa, engana-se.

Jair Bolsonaro não tem virtudes para ser presidente e até seus eleitores sabem, mas foi escolhido por Deus para governar esse país. O "mito" é uma mistura de instrumento divino para causa maiores e mais importantes, por isso, não é preciso que ele fale, que frequente debates, nem que tenha inteligência.

No final da manifestação, na Avenida Paulista, os fiéis rezam o Pai Nosso, cantam o hino nacional e logo em seguida batem em retirada. O culto foi um sucesso.

O presidente é apenas a personificação dos desejos mais secretos de todos seus eleitores, que em seu discurso homofóbico, violento, racista, individualizante e ignorante, representa a massa de seus eleitores em suas vontades.

De onde emanou essa massa e esse poder?

Parte desse poder parte da capacidade de convencimento de grupos empresariais e seus gurus em disseminar ideias, onde a massa explorada compra muito bem o discurso dos que a comandam. De outro lado, da elite neopentecostal que se infiltrou de forma eficiente em todos os núcleos da sociedade, desde dos templos faraônicos que atraem os mais pobres, suas células gourmet hipster carismáticas que atraem jovens de todas as classes e seus núcleos coaching de empresários.

E por que Deus é tem importantes para os bolsonaristas, a ponto de bradarem aos cantos cantos que o seu mito é um enviado de Deus? Porque em nome de Deus se pode tudo!!!

Deus, nesse cenário, é o cheque em branco para que todos justifiquem aquilo que têm de pior.

Comentários