SÉRIE ANTROPOLÓGIA NO PODCAST DIALÉTICA SOCIAL

O antropólogo Franz Boas, tema do podcast Dialética Social


O podcast Dialética Social surgiu no início da pandemia, em 2020, atendendo o pedido de uma ex-aluna para falar sobre a animação A viagem de Chihiro, do diretor Hayao Miyazaki e produzida pelo Studio Ghibli

Acontece que a experiência foi muito interessante, possibilitando um desafio teórico que compensaria naquele ano o distanciamento da sala de aula e, ao mesmo tempo, a possibilidade de abordar assuntos que não caberiam numa aula tradicional. 

Desde o ano passado, diversos temas foram abordados no podcast e diversos formados testados até então, inclusive contando com a presença de ilustres convidadas e convidados, que sempre apoiaram o projeto. 


Esse ano pensei em formatos temáticos para um maior centralidade e direcionamento do projeto, sendo assim, tentando explorar de forma mais ampla temas e assuntos. 

Nessa segunda temporada do podcast Dialética Social, o tema de início que me propus a falar é sobre os caminhos da antropologia através de suas diversas escolas e de seus nomes de referência. 



O último programa foi sobre Franz Boas, o antropólogo alemão, radicado nos Estados Unidos e considerado um dos responsáveis por estabelecer as bases da antropologia moderna. 

Para finalizar, todo esse projeto especial de antropologia vem utilizando o livro do antropólogo Celso Castro, intitulado Textos básicos de antropologia. A sequência dos programas vem obdecendo a ordem do pesquisador, o que sinaliza uma segunda temporada de antropologia para dar a continuidade à série. 

O programa final desse bloco especial será sobre a contribuição de Durkheim para a antropologia, em seguida, partiremos para um outro bloco especial e temática, dessa vez relacionando cinema e sociologia. 

Caso você esteja acompanhando, sua sugestão, crítica, reclamaçaõ é sempre bem-vinda nesse espaço. 

Valeu!!!



Comentários