PALAVRAS NAS PAREDES DO BANHEIRO (Words on Bathroom Walls) - UM OLHAR SOBRE A ESQUIZOFRÊNIA

Adam (Charlie Plummer) sofre de esquizofrenia paranoica acompanhadas de alucinações, que busca terminar o ensino médio e tem o sonho de se formar em gastronomia. Vivendo os dilemas da adolescência, o jovem tenta esconder seus sintomas e dramas.

O filme dirigido por Thor Freudenthal lança luz sobre o drama da esquizofrenia

 

Baseado no livro Words on bathroom wall, da escritora Julia Walton, o drama foi adaptado em 2020 e conta a estória de Adam, um jovem introspectivo, que sonha em ser chef de cozinha. Diagnosticado com esquizofrenia, Adam participa de um experimento que busca o tratamento para a sua condição clínica. 

No último ano do ensino médio, Adam tem um surto no meio da aula de química, o que causa ferimentos em um colega de sala. Expulso, o jovem protagonista começa a participar de um novo tratamento, que o obriga a tomar uma medicação que causa sérios efeitos colaterais. Buscando finalizar o ensino médio, tenta a todo custo esconder sua condição clínica e entre os dilemas da adolescência, procura entender o que se passa com sua mente. 

A princípio o filme parece ser apenas um drama adolescente superficial, mas é justamente nessa questão que consegue destaque. Thor Freudnethal (Diário de um Banana e Percy Jackson e o Mar de Monstros) subverte a representação romantizada de personagens esquizofrênicos, que se aproximam de gênios incompreendidos. Adam é um jovem que sonha em ter uma vida normal, terminar o ensino médio, namorar e seguir seus sonhos. Porém, sua doença o impede de alcançar essa vida normal, causando dor para si e para os que estão à sua volta. O filme consegue de forma sóbria dar destaque ao sofrimento da mãe e do padrasto, que ao final surpreendem no papel dado ao diretor. 

O caráter didático do filme, representando cada personalidade que habita a mente do protagonista, assim como seus delírios, não desmerecem a obra, possibilitando inserir o telespectador no drama vivenciado pelo jovem.

O filme consegue mostrar a importância para o esclarecimento sobre as doenças mentais (no caso, a esquizofrenia), a partir de uma trama que dialoga com os processos de busca por respostas. Destaque para as cenas em que o protagonista "conversa" com o psiquiatra, porém, este nunca aparece, o diálogo de fato ocorre para o telespectador. Da mesma formas os momentos de confissão com o padre Patrick (Andy Garcia), que dá espaço para que o jovem fale, sem julgá-lo. O filme ainda tem momentos emocionantes, quando Adam afirma não ser sua doença, direcionando uma crítica aos estereótipos que pessoas com transtornos e distúrbios mentais sofrem durante toda uma vida.

O filme sem dúvida é um achado nas plataformas de streaming mais populares, merece um olhar apurado pelo seu didatismo e pelo enredo envolvente.

Elenco e ficha técnica
Direção: Thor Freudenthal
Roteiro: Nick Naveda, Julia Walton
Produção: Thor Freudenthal, Mickey Liddell e Pete Shilaimon
Elenco: Charlie Plummer, Andy Garcia, Taylor Russell, AnnaSophia Robb, Beth Grant, Devon Bostik, Lobo Sebastian, Molly Parker, Walton Goggins, Jared Bankens

Comentários