O QUE É DIALÉTICA?

How History Writing Turned Me into a Dialectical Mess | Society ...



Conceito que já na Grécia antiga será debatido, por meio das ideias de Heráclito, depois vai sendo moldado por Sócrates, Platão e Aristóteles, chega a modernidade e cai no colo de Marx e Engels, que irão beber na fonte hegeliana para extrair o conceito de dialética como uma possibilidade de entender as contradições do social.


A dialética, que inclusive dá nome a esse podcast, ao blog e aos demais projetos que dão suporte aos meus delírios sociológicos, é tema desse podcast.


podcast dialética social








Para ilustrar essa explicação, utilizei algumas referências como na introdução onde declamo o poema Dialética, do mestre Vinicius de Moraes, além das citações a Montaigne e, ao final, um música Dialética da banda Dead Fish.



DIALÉTICA

Vinicius de Moraes

É claro que a vida é boa
E a alegria, a única indizível emoção
É claro que te acho linda
Em ti bendigo o amor das coisas simples
É claro que te amo
E tenho tudo para ser feliz

Mas acontece que eu sou triste...

DIALÉTICA - DEAD FISH



Enfim, elementos contraditórios em meio ao caos!

Comentários