A DIALÉTICA DO AMOR

AMOR

Amor, então,
também, acaba?
Não, que eu saiba.
O que eu sei
é que se transforma
numa matéria-prima
que a vida se encarrega
de transformar em raiva.
Ou em rima.

Paulo Leminski  

O amor. 

O amor dos poetas, dos loucos. O amor cantado em versos tristes. O amor romântico, o amor cortês, o amor líquido.

O amor, tema do podcast dialética social, onde exploramos outras facetas desse conceito tão falado e tão pouco compreendido.

E para empreender a uma dialética do amor, exploramos o conceito a partir de diversas leituras e referências, afinal, o nosso objetivo é trazer ordem ao caos para tirá-los do lugar comum.

Por isso, convidamos a bacharel em Direito e especialista no direito das mulheres Mariana Lesnok, que já é parceira do podcast Dialética Social (ver os episódios sobre "a dominação masculina" e "violências simbólica"). Na sua exploração sobre o amor, ela apresentou a visão que o sociólogo Pierre Bourdieu expõe ao final do seu livro A dominação masculina, onde o sociólogo aponta as características simbólicas do amor a partir da relação de dominação masculina, porém, apresentando uma perspectiva ou possibilidade positiva.

E, para completar o time, chamamos a psicóloga Larissa Jacob, winnicottiana por formação, no nosso podcast ela deixou a psicologia de lado para se render às concepções de amor na visão do sociólogo polônes Zygmunt Bauman e o seu conceito de amor líquido. Aliías, fica a dica da live do Boteco do Fucô, onde a Larissa bateu de boteco sobre esse tema. 

Antes, o sociólogo Alexandre Ramos, vulgo Alex, apresentou um resumo sócio histórico da ideia de amor cortês e suas semelhanças com o ideal de amor contruído ao longo dos anos, mas, que num determinado momento se junta a uma instituição, o casamento. Resultado numa combinação nem sempre perfeita. 

Por fim, cada um dos participantes apresentaram dicas de filmes para as reflexões sobre o conceito de amor.

Enfim, escute o programa que está bem interessante!



DISPONÍVEL EM:


REFERÊNCIAS CITADAS NO PROGRAMA

LIVROS

Araújo, Maria de Fátima. Amor, casamento e sexualidade: velhas e novas configurações. Revista Psicologia: Ciência e Profissão, volume 22, nº2, Brasília, 2002.
Disponível em: 
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932002000200009&lng=pt&tlng=pt


Bauman, Zygmunt. O amor líquido; sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004

Bourdieu, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2019
Lins, Regina Navarro. A cama na varanda: Arejando nossas ideias a respeito de amor e sexo. Rio de Janeiro: Best Seller, 2017


Comentários