POR QUE A CIÊNCIA É MASCULINA?

NO PODCAST DIALÉTICA SOCIAL ABORDAMOS A QUESTÃO DA MULHER NAS CIÊNCIAS

Bicampeã do Nobel: cientista Marie Curie é eleita a mulher mais ...


Você já se perguntou quantas mulheres você conhece nos campos da Ciência, da Filosofia, da Política e da História de forma geral?

Por que as mulheres não possuem os mesmos destaque que os homens dentro da produção científica?

Orientado por esses questionamentos que entrevistei o Prof. Daniel Luisi Baptista, para saber um pouco mais sobre uma experiência interessante que ele desenvolveu em um escola pública da zona leste de São Paulo. Numa rápida análise nos livros didáticos de Física e Química, o professor percebeu a ausência de trabalhos desenvolvidos por mulheres no campo das Ciências, a partir disso, juntamente com as alunas e alunos, desenvolveu um trabalho onde falou sobre o tema, levando à sala de aula diversas questões sobre a questão de gênero e o campo científico.


Na entrevista é destacado o trabalho da cientista Marie Currie (1867-1934), pesquisadora pioneira no ramo da radioatividade e destaque no Prêmio Nobel.



OUÇA O PODCAST NO YOUTUBE




OUÇA O PODCAST NO SPOTIFY

*** ENTREVISTADO ***
Daniel Luisi Baptista - Formado em Física pela USP, atua como professor da rede estadual de ensino em São Paulo e pesquisa questões de gênero na Ciência.



*** REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO ***
- Reportagem: As brasileiras que lideraram o sequenciamento do novo coronavírus




- Chassot, A. (2013). A CIÊNCIA É MASCULINA? É, sim senhora!. Revista Contexto & Educação, 19(71-72), 9-28. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2004.71-72.9-28
Link do artigo: 


*** LINKS ***
- Site do Prêmio Nobel: https://www.nobelprize.org/

- Reportagem sobre homenagem da Revista Time:
https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2020/03/05/revista-time-elege-uma-mulher-do-ano-por-ano-desde-1920-veja-lista.htm

- 100 nomes da História mundial:


*** DIALÉTICA SOCIAL ***

Comentários